Estreias, espetáculos, oficinas, palestra, diálogos, mostra de vídeos, lançamentos de livros, homenagem, um dispositivo de interlocução e festa. Entre discussões, aulas práticas e apresentações, o 7º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013, movimentará Florianópolis entre os dias 20 e 25 de maio de 2014. Em sintonia com a sua própria história, o desejo de encontro entre os artistas e a proposta de enfatizar a construção do conhecimento em torno da dança, a edição 2014 propõe estímulos reflexivos e atuação prática em torno da tarefa da crítica.
Realização da Arte Movimenta, o festival ocorrerá em nove locais diferentes de Florianópolis, nos quais serão apresentados sete espetáculos, um internacional e um único de rua, voltado ao público infantil. Com 14 convidados, a programação prevê quatro oficinas (dentre elas, “Escrita com a Dança”, com Joubert Arrais (PR/SP/CE), pelo projeto Crítica com a Dança), três palestras e diálogos, três lançamento de livros (dentre eles, a publicação Dança com a Crítica, também pelo projeto Crítica com a Dança), uma mostra de vídeos com 12 curtas internacionais e cinco site-specific também internacionais, além de dois documentários e 13 registros que integram o projeto Dança em Foco 10 Anos – Videodança no Brasil. O destaque internacional vem da Argentina, com o espetáculo “Maneries”, de Luis Garay & Co., com a performer Florencia Vecino (que tem escrita crítica publicada aqui no enquantodancas: Um corpo que diz uma dança que faz).
Já a homenagem deste ano, uma prática adotada a cada edição, destaca a contribuição de Sandra Meyer. Doutora em artes, comunicação e semiótica (PUC/SP), professora de dança e técnicas corporais do curso de licenciatura em teatro e do Programa de Pós-graduação em Teatro – mestrado e doutorado do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ela é autora de cerca de 80 textos críticos publicados em jornais, revistas e livros. Articuladora, sua marcante atuação estende-se do trabalho de diretora e coreógrafa do Ballet Desterro (1984-1992), à curadoria e organização de eventos, à docência na Udesc, onde atualmente está envolvida com o projeto de implantação da graduação em dança.
Nos passos de Sandra Meyer e com o desejo de ampliar conhecimento, o programa deste ano faz uma aposta no interesse de investigadores e artistas na prática da escrita, falada, filmada e dançada. “Dança e Criação”, “Corpo Presente”, “Forma-Less” e “Escrita com a Dança” são as quatro oficinas oferecidas na perspectiva de ampliar o número de críticos neste campo de saber. Com o patrocínio da Funarte/Ministério da Cultura, o Múltipla Dança reunirá profissionais de dois países e quatro Estados brasileiros, que tem a direção geral sob a responsabilidade de Jussara Xavier, que também partilha a coordenação de programação e curadoria com Marta Cesar.
Para a programação completa, acessar MÚLTIPLA DANÇA.
Deixe um comentário