Estreias, espetáculos, oficinas, palestra, diálogos, mostra de vídeos, lançamentos de livros, homenagem, um dispositivo de interlocução e festa. Entre discussões, aulas práticas e apresentações, o 7º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013, movimentará Florianópolis entre os dias 20 e 25 de maio de 2014. Em sintonia com a sua própria história, o desejo de encontro entre os artistas e a proposta de enfatizar a construção do conhecimento em torno da dança, a edição 2014 propõe estímulos reflexivos e atuação prática em torno da tarefa da crítica.

Realização da Arte Movimenta, o festival ocorrerá em nove locais diferentes de Florianópolis, nos quais serão apresentados sete espetáculos, um internacional e um único de rua, voltado ao público infantil. Com 14 convidados, a programação prevê quatro oficinas (dentre elas, “Escrita com a Dança”, com Joubert Arrais (PR/SP/CE), pelo projeto Crítica com a Dança), três palestras e diálogos, três lançamento de livros (dentre eles, a publicação Dança com a Crítica, também pelo projeto Crítica com a Dança), uma mostra de vídeos com 12 curtas internacionais e cinco site-specific também internacionais, além de dois documentários e 13 registros que integram o projeto Dança em Foco 10 Anos – Videodança no Brasil. O destaque internacional vem da Argentina, com o espetáculo “Maneries”, de Luis Garay & Co., com a performer Florencia Vecino (que tem escrita crítica publicada aqui no enquantodancas: Um corpo que diz uma dança que faz).

Já a homenagem deste ano, uma prática adotada a cada edição, destaca a contribuição de Sandra Meyer. Doutora em artes, comunicação e semiótica (PUC/SP), professora de dança e técnicas corporais do curso de licenciatura em teatro e do Programa de Pós-graduação em Teatro – mestrado e doutorado do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ela é autora de cerca de 80 textos críticos publicados em jornais, revistas e livros. Articuladora, sua marcante atuação estende-se do trabalho de diretora e coreógrafa do Ballet Desterro (1984-1992), à curadoria e organização de eventos, à docência na Udesc, onde atualmente está envolvida com o projeto de implantação da graduação em dança.

Nos passos de Sandra Meyer e com o desejo de ampliar conhecimento, o programa deste ano faz uma aposta no interesse de investigadores e artistas na prática da escrita, falada, filmada e dançada. “Dança e Criação”, “Corpo Presente”, “Forma-Less” e “Escrita com a Dança” são as quatro oficinas oferecidas na perspectiva de ampliar o número de críticos neste campo de saber. Com o patrocínio da Funarte/Ministério da Cultura, o Múltipla Dança reunirá profissionais de dois países e quatro Estados brasileiros, que tem a direção geral sob a responsabilidade de Jussara Xavier, que também partilha a coordenação de programação e curadoria com Marta Cesar.

Santa Catarina estará também representada com os espetáculos “Solidão Pública”, de Adilso Machado, e “Sobre Expectativas e Promessas”, do Cena 11 Cia. de Dança. Neste ano, “Ninhos”, performance da Balangandança Cia. (SP), faz uma associação entre dança e ecologia, com direção de Georgia Lengos e com apresentação no evento subvencionada pelo Programa Rumos Dança Itaú Cultural 2012-2014.
O 7º. Múltipla Dança tem como apoiadores: Itaú Cultural e Rumos Itaú Cultural, projeto Dança em Foco, Centro de Artes (Ceart)/Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Serviço Social do Comércio (Sesc), Komcorp, Contexto, Célula Cultural, Fundação Cultural Badesc, governo do Estado de Santa Catarina/Fundação Catarinense de Cultura, Prefeitura de Florianópolis/Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes/Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram)/Parque Ecológico do Córrego Grande.

Para a programação completa, acessar MÚLTIPLA DANÇA.

Print Friendly