(Foto: Fábio Okamoto)

Durante os dias 13 a 16 de março, o projeto Crítica com a Dança, contemplado pelo Prêmio Klauss Vianna de Dança 2011 – Funarte/MinC, estará habitando o Sobrado Dr. José Lourenço – Secult/CE, no centro de Fortaleza, com o encontro fechado “Conversas para Dançar #01″, com sessão pública (aberta) na quinta-feira (15), das 16h às 18h30, no espaço do Café do Sobrado. Nesta ocasião, será apresentada a ação coreográfica “Um estudo da materialidade das palavras”, de Candice Didonet (BA/SP).

O encontro é uma das ações colaborativas do projeto Crítica com a Dança, concebido e coordenado pelo artista-pesquisador e crítico de dança Joubert Arrais (CE/SP). Neste projeto, acontecerá mais outro encontro até o final do ano, fora do Ceará, junto com dez itinerâncias críticas para refletir sobre trabalhos de dança contemporânea da e na região Nordeste, com textos críticos a serem divulgados no novíssimo site <enquantodancas.net> e que culminarão numa publicação impressa.

O objetivo é mobilizar a reflexão crítica no campo da dança, a partir da relação criação artística e crítica especializada, com colaboração de artistas e pesquisadores movidos pelo pensamento contemporâneo em dança no Nordeste e Brasil, inclusive, nas itinerâncias. São eles: Angela Souza (Fortaleza/CE), Candice Didonet (Salvador/BA, São Paulo/SP), Janaína Lobo (Teresina/PI) e Marcelo Sena (Recife/PE).

Neste primeiro momento do projeto, que será fechado para grupo de discussão, vai ser organizada a sessão pública do dia 15, aberta ao público em geral e de dança/artes, como forma de partilhar questões sobre dança e crítica, discutidas entres os colaboradores, no Sobrado Dr. José Lourenço, parceiro importante na realização deste encontro pelo acolhimento de uma proposta de dança.

Na ocasião, uma das colaboradoras do projeto, Candice Didonet, apresentará o trabalho “Um estudo da materialidade das palavras” (Prêmio Novos Coreógrafos – Novas Criações: Site Specific, Centro Cultural São Paulo, 2010), que consiste na escrita de palavras com materiais coletados em percursos de deslocamento entre lugares externos e internos do Sobrado, sugerindo caminhos para leituras e visualizações enquanto ação coreográfica.

SESSÃO PÚBLICA DO ENCONTRO “CONVERSAS PARA DANÇAR #01″ – momento aberto ao público, gratuito, na quinta-feira (15), das 16h às 18h30, no Café do Sobrado (térreo), resultante do encontro “Conversas para Dançar #01″, do projeto Crítica com a Dança, que acontece de 13 a 16 de março, no Sobrado José Lourenço (R. Major Facundo, 154 – Centro – Fortaleza – Ceará). Na ocasião, será apresentada a ação coreográfica “Um estudo da materialidade das palavras”, de Candice Didonet. (BA/SP). Inf.: (85) 3101.8827 / 3101.8826.

Parceria: Sobrado Dr. José Lourenço – Secult/CE.

Este projeto foi contemplado com o Prêmio Klauss Vianna de Dança 2011 / Funarte.

Print Friendly