Outra ação itinerante do projeto Crítica com a Dança será na capital cearense, Fortaleza, nos dias 06 e 10 de setembro de 2012.

Dia 06, quinta-feira, a atividade é assistir ao espetáculo Catu Macã: Guerra Bonita, em temporada pelo projeto Quinta com Dança, do Centro Dragão do Mar. Já no dia 10, segunda-feira, promoveremos uma conversa sobre o espetáculo Graça (Rumos Dança 2009/10 – Itaú Cultural), de Andréa Bardawil (Cia da Arte Andanças) e Graça Martins, com a presença das artistas, no Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção.

As atividades serão coordenadas por Joubert Arrais em colaboração com Angela Souza (CE).

No mesmo período, acontece também a Itinerância Itapipoca – CE.

Obras e Itinerâncias

O projeto Crítica com a Dança, contemplado com o Prêmio Klauss Vianna de Dança 2011, já passou por Juazeiro do Norte (CE) e também outras estados do Nordeste, como Maranhão, Pernambuco e Bahia.

Nas itinerâncias, até o mês de agosto de 2012, assistimos aos espetáculos Três Danças, da Associação Dança Cariri; Leve, do Coletivo Lugar Comum (Recife), Travesqueens, de Ricardo Marinelli (Curitiba), em cocriação com Erivelton Viana (São Luis) e Elielson Pacheco (Teresina); Menu de Heróis, de Weyla Carvalho (Teresina); Matadouro, de Marcelo Evelin/Demolition Inc e Núcleo Dirceu (Holanda/Teresina); e Xou, de Vanessa Melo (Salvador).

Sobre o Projeto

O projeto Crítica com a Dança é uma proposta experimental que busca fomentar a relação dança e crítica como instâncias coimplicadas. Concebido e coordenado pelo artista-pesquisador e crítico de dança Joubert Arrais (CE/SP/PR), este projeto experimental teve apoio, para a 1a. edição, do Prêmio Klauss Vianna de Dança 2011 – Funarte. Foram realizados encontros temáticos, que se entrelaçaram com as itinerâncias para ver as obras selecionadas por artistas e pesquisadores colaboradores atuantes na região Nordeste, como Teresina (PI), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA).

Até agosto de 2012, firmamos parcerias importantes, com eventos artísticos, como o Conexão Dança – Ano IV em São Luís (MA) e a Mostra Nacional de Dança do Cariri em Juazeiro do Norte (CE), inclusive com companhias, como Cia Balé Baião (Itapipoca/CE), através do Ponto de Cultura Galpão da Cena, e Cia ETC (Recife/PE).

Como ações pontuais, durante as itinerâncias, promovemos uma palestra temática sobre dança contemporânea produzida no nordeste brasileiro, uma oficina de escrita e movimento, três apresentações do solo/performance/crítica-dançada Eu danço Sambarroxé, de Joubert Arrais e uma da performance/intervenção Estudo da materialidade das palavras.

O encerramento do projeto se dará por meio de publicação impressa e eletrônica, com textos, relatos e depoimentos do que aconteceu nos 7 meses de projeto, que já vinham sendo disponibilizados no site enquantodancas, com previsão de lançamento até dezembro de 2012.

Este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2011.

Realização

Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2011
 

 

Espetáculo Graça

 

Espetáculo Catu Macã

Print Friendly