No período de 04 a 06 de julho de 2012, no Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo/SP, acontece o II CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, ANDA 2012 – TEORIAS DO CORPODANÇA: ENSINO, PESQUISA E CENA, iniciativa da ANDA, organizado pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e da USP.

O eixo temático TEORIAS DO CORPODANÇA: ENSINO, PESQUISA E CENA quer lançar luz à importância das teorias na produção do conhecimento. Tal proposição norteará os seis comitês temáticos designados como: 1) Dança em Mediações Educacionais; 2) Dança e(m) Política; 3) Dança em Configurações Estéticas; 4) Interfaces da Dança e Estados do Corpo; 5) Memória e Devires em Linguagem de Dança; 6) Produção de Discurso Crítico sobre Dança.

A cerimônia de abertura será com a pesquisadora convidada Christine Greiner (PUC/SP), com a conferência “Reverberações anti-históricas para uma percepção topológica da dança – um ensaio sobre formações não-discursivas e ambientalidades”. No segundo dia, será realizada outra conferência, “Performance, Re-Performance, Re-Membering“, com a pesquisadora convidada Diana Taylor (Performance Studies and Spanish – NYU).

O objetivo do evento é potencializar, agregar e fomentar a produção do conhecimento em dança. A realização desse congresso representa o fortalecimento da ANDA enquanto uma entidade que vem aglutinando pesquisadores comprometidos com a pesquisa em dança no Brasil.

Neste congresso, haverá ainda eleição de nova diretoria para a nova gestão 2013/2014. A atual gestão (2010/2012) é formada por Diretoria 2010/2012: Dulce Tamara Rocha Lamego da Silva (UFBA/SP), Kathya Maria Ayres de Godoy (UNESP/SP), Lisete Vargas (UFRGS/RS), Maria Helena Franco de Araujo Bastos (USP/SP) e Marcos Bragato (UFRN/RN); e Conselho Deliberativo e Fiscal / Comitês Temáticos: Gilsamara Moura (UFBA/BA), Joubert Arrais (PUC/SP), Lenira Rengel (UFBA/BA), Marila Velloso (UNESPAR/PR), Renata Xavier (PUC/SP) e Rita Voss (UFPE/PE).

Programação já disponível no Portal ANDA.

 

Print Friendly